A medicina preventiva visa ao bem-estar completo do paciente, analisando questões físicas e mentais. Essa prática vem crescendo no Brasil e no mundo, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo o volume II do Caderno de Atenção Primária do Ministério da Saúde, “pode-se definir que prevenção é todo ato que tem impacto na redução de mortalidade e morbidade das pessoas”. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clinica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) apontou que 72% das pessoas com doenças crônicas só descobriram a presença de uma patologia após o aparecimento de sintomas físicos.
Essa especialidade médica tem como objetivo prevenir doenças, retardar o desenvolvimento das que já se instalaram e minimizar futuras complicações nos pacientes. Além disso, um ponto importante é que os profissionais que atuam nessa frente trabalham com a conscientização quanto à alimentação adequada e a prática de exercícios físicos, estimulando hábitos sau- dáveis na população e reduzindo os fatores de risco que causam doenças.
[…]